top of page
Foto Solomon R. Plaza.jpg
Início: Homepage_about

                  Histórico Nalini Cia de Dança

 

Com direção e coreografia de Valeska Gonçalves, a Nalini Cia de Dança surgiu em 2016 com a montagem do espetáculo “Anarthas”. A cia estreou o espetáculo dentro da programação do Festival internacional Goiânia em Cena. No mesmo ano participou da Mostra Profissional do Festival doTriângulo em Uberlândia. Em 2017 o espetáculo foi convidado para abrir a Mostra SESI de dança de Goiânia, selecionado para pauta do Teatro SESC Centro Goiânia, fez parte da programação do 27º Festival de Inverno de Garanhuns em Pernambuco, foi apresentado na MARTE ‐ Mostra de Artes Teatrais Integradas em João Pessoa e também fez parte da programação

do Festival Internacional Cena Cumplicidades em Recife.” Anarthas” foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do estado de Goiás – edital 2016, para sua Circulação Estadual (GO), realizada em 2018.

Em dezembro de 2017 a cia estreou  “um mero deleite”, dentro da programação do FUGA UFG ‐ Festival Universitário de Artes Cênicas, no Centro Cultural da UFG. O espetáculo foi convidado para fazer parte da programação da Mostra Aldeia SESC de Arte 2018 em Goiânia, realizando Intercâmbio com o Palco Giratório do SESC. Se apresentou no 26° Festival de Dança do Triângulo em Uberlândia e no 16° Festival Internacional Goiânia em Cena. O projeto de Circulação Nacional de “um mero deleite”foi aprovado pelo Fundo de Arte e Cultura do estado de Goiás‐ edital 2017. Com realização prevista para 2020.  

Em fevereiro de 2018 a Cia participou da programação da Mostra Paralelo 16 , com a performance “Queer”em Goiânia. Em outubro de 2019 a Nalini estreou o trabalho solo “Titiksha”, interpretado por Valeska Gonçalves, no Festival Internacional Cena Cumplicidades em Recife (PE).Onde a coreógrafa também ministrou Oficina e Residência Artística, realizadas através do Programa Funarte de Capacitação Técnica em Artes Cênicas. No mesmo mês o solo se apresentou em Fortaleza (CE), no IX Festival de Monólogos Teatro e Dança/Solos Brasileiros, realizado no Teatro Dragão do Mar. Onde o trabalho foi premiado como Melhor Espetáculo do Festival.

espetáculos

ESPETÁCULOS

anarthas - foto Josemar Callefi_edited.p
FotoCidaCarneiro__0047_edited.jpg
10 Foto de Estellita M'Lamou.jpg

O espetáculo  usa  como plano de fundo o Mito do Andrógino, extraído do livro” O Banquete” do filósofo grego Platão, para então chegar ao questionamento sobre a nossa busca inquietante pelo amor conjugal.

O espetáculo se baseia no conceito indiano chamado Anarthas, que na escritura védica significa: as contaminações materiais da entidade viva. Sem buscar uma reflexão religiosa e sim um pensamento filosófico sobre a vida neste mundo. De maneira atual e contemporânea, o espetáculo busca colocar em cena os apegos e prazeres fugazes que nos mantém vivos. Com cenas de movimento divertidas, lúdicas, melancólicas e inusitadas.

Titiksha no sânscrito é um termo semelhante à Resiliência. O solo faz uma tentativa de personificar este conceito, vislumbrando uma espécie de guerreira mística em movimento , que seria a origem do desejo de manter a própria essência, seja de uma planta, animal, pessoa, tradição...  TITIKSHA vai tomando forma até poder representar a força e a poesia de todo e qualquer ser que confronta a fatídica necessidade de manter sua essência diante de um mundo opressor.

Atividades Paralelas

Sobre Valeska Gonçalves

        Coreógrafa

Foto_de_Thaís_Kuwae_edited.png

 Natural do Rio de janeiro possui graduação em Licenciatura em Dança pela UniverCidade (Faculdade da Cidade - Rio de Janeiro ). Fez parte dos grupos: Cia de Dança Boca de Cena, Cia de Dança Novos Talentos (Laso), Ballet Flamenco Victoria Nunez e Cia de Dança Dani Lima, todos no Rio de Janeiro. Participou de projetos como bailarina no RJ com os seguintes Coreógrafos: Carlota Portela, Paulo Mantuano , Andrea Maciel e Ana Vitória.

Integrou o elenco de bailarinos da  Quasar Cia de Dança(GO) de 2002 até 2019. Participando de turnês por todo Brasil e ainda: Portugal, França, Alemanha, Luxemburgo, Suíça, Suécia, Áustria, Dinamarca ,Espanha, Bélgica, USA, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Chile,Uruguai ,Guiana Francesa, México, Panamá, Namíbia, China,Tailândia e Vietnã . Fez parte de 10 montagens e atuou em 15 espetáculos da Cia.

Como coreógrafa trabalhou com a Quasar Jovem com os espetáculos : “Primeiros Movimentos” e “Segundos Movimentos". Coreografou em 2011 o espetáculo “Nega Lilu” . O trabalho foi contemplado pela Lei Municipal de Apoio a Cultura para sua montagem e também pelo Fundo Estadual de Cultura para sua circulação estadual. “Nega Lilu” foi apresentado dentro da programação do Festival de Dança do Espírito Santo em 2012, Festival Goiânia em Cena e Festival Nova Dança de Brasília em 2013, Festival Paralelo 16 em 2014 e Circulou por Pirenópolis, Cidade de Goiás e Anápolis em 2015. Atuou como bailarina e coreógrafa nas obras bilíngues (português/francês) cinematográficas: “Darãn-gà ”2017 e “ASTIGMA” 2019 da compositora Tainá Pompêo - Projeto Cultural de Artes Integradas Flores de Goyá .

Participou como coreógrafa convidada do espetáculo “Empodere as Mulheres” da Cia Bittencourt de Uberlândia(MG).

Convidada para participar como bailarina e assistente de direção, dos projetos de montagem e circulação nacional dos espetáculos “O que ainda guardo” realizado em 2018 e “Estou sem silêncio” em 2019 ,ambos da Quasar Cia de Dança”.

  Premiada como Melhor Coreógrafa no Festival Internacional de Dança de Goiás 2018. Indicada ao prêmio de Melhor Bailarina pelo Prêmio Cesgranrio de Dança 2019(RJ).

Atividade Paralelas

- Bate papo com a plateia após cada apresentação. 

- Oficina de Contato e Improvisação “Dança e Movimento para Todos”. 

- Oficina de Tribal Fusion

Contato:

Início: Contact
coreografa
bottom of page